ingredientes
800 g de miolo de alcatra
800 g de peito de frango
100 g de bacon
200 g de lingüiça comum ou lingüiça calabresa
400 g de pinhão cozido e limpo
2 tomates grandes sem sementes
1 cebola grande
1/2 pimentão vermelho sem sementes
1/2 pimentão amarelo sem sementes
15 folhas de cebolinha verde
2 dentes de alho
2 colheres de azeite de oliva
4 colheres de óleo de cozinha
sal a gosto
1/2 limão
instruções
Cozinhe o pinhão em uma panela de pressão até que fiquem moles (a água deve cobri-los ficando uns 2 dedos de reserva para não secar).
Após isso abra-os cortando ao meio (de cima para baixo). Retire a casca e coloque as 2 metades numa tigela com 2 colheres de azeite de oliva e uma pitada de sal.
Corte todas as carnes em pequenos cubos, o bacon em pequenas tiras e a linguiça em rodelas finas. Para tirar o cheiro do frango tempere com sal e com o limão. A carne de gado não coloque sal.
Dica: todos deverão ficar em temperatura ambiente. Reserve todos.
Pique os tomates, cebolas, pimentões, alho em tamanhos pequenos lembrando de retirar as sementes de todos, inclusive o talo do centro do alho. Reserve todos.
Num disco sobre um fogareiro com uma grande chama insira na seguinte ordem:
Aqueça o óleo de cozinha.
Frite o bacon e as lingüiças e com uma espátula ou colher de pau empurre-os para a borda do disco quando pegarem uma cor (não deixe ressecar).
Frite o frango e quando pegar cor faça o mesmo que o bacon. Se aparecer água durante o preparo retire com uma concha e reserve para usar no final.
Frite a carte e retire o líquido também se aparecer (reserve). Depois que pegar cor acrescente o sal sobre ela e empurre para a borda.
No centro que ficou coloque o tomate, cebola, pimentão, alho e frite-os. Quando a cebola começar a dourar com a espátula misture tudo dentro no disco e reduza o fogo.
Se existir, acrescente a água do frango e da carne (que estavam reservadas) e o pinhão cozido.
Mecha tudo e experimente o sal acrescentando se necessário.
Com tudo bem quente acrescente a cebolinha e sirva com arroz branco e salada de tomate com cebola.
Se levar para a mesa coloque num rechaud para manter aquecido ou um fogareiro sob o disco que também fica muito bom. Se sobrar retire do disco para não pegar o gosto do ferro.
Bom apetite!