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Quinoa: o alimento mais saudável de sempre

Este é o alimento mais saudável que pode consumir hoje. Tem uma quantidade infindável de benefícios, mais de 500 formas de cozinhar, é considerado um alimento dos deuses e planta sagrada; apresentamos a quinoa.

A semente com origem na américa latina, sempre foi um grão muito apreciado pelos nativos e apenas deixou de ser o alimento privilegiado, com a chegada dos povos colonizadores. Contudo, a quinoa mais do que subsistir num mundo onde o arroz, o feijão e a massa são reis nos acompanhamentos, cresceu até se tornar um dos alimentos preferidos – e sobretudo mais saudável – que pode consumir.

Quais são os benefícios da quinoa?

A quinoa é saudável pois contém um alto teor nutricional e tem todos os aminoácidos essenciais para o organismo. Tal será suficiente para o considerar um super-herói dos alimentos. No entanto, esta magnífica semente não se inibe de nos deliciar com nova dose de nutrientes, sendo também rica em fibras, vitaminas e proteínas, muito forte em cálcio, ómega 3 e 6. Todos estariam contentes com este alimento caso não existissem mais benefícios, certo? Correto, ainda assim, existem e são muitos mais!

A quinoa funciona também na luta contra os radicais livres, na prevenção de doenças cardiovasculares e na redução do colesterol LDL (conhecido como colesterol mau). Esta semente é uma excelente fonte de proteína vegetal e traz um conjunto bastante significativo de benefícios nutricionais à sua dieta.

Como uma fonte muito importante de fibras, a quinoa pode funcionar também num regime de perda de peso, pois prolonga a sensação de satisfação e reduz a acumulação de gordura no corpo. Esta semente permite uma digestão fácil e é uma excelente fonte de fibras, fósforo e magnésio.

A quinoa é isenta de glúten e extremamente rica em ferro, sendo que em 100 gramas contém 10,9 mg de ferro, um valor acima do que se verifica, por exemplo, com o feijão.

No que diz respeito aos benefícios alimentares, podemos associar o consumo de quinoa ao fortalecimento muscular, fruto da sua elevada quantidade de proteínas. Com uma quantidade de 12 gramas de proteína por cada 100 gramas de quinoa, esta semente contém mais proteínas do que o leite, o arroz, a soja ou a aveia.

Como cozinhar

A quinoa é saudável e benéfica ao organismo e precisa de uma preparação muito simples e prática. Sugerimos passar sempre por água, servir cozida ou como complemento em saladas, sopas ou saltear com legumes.

Os vários tipos de quinoa

Para lá de existirem em várias cores, os vários tipos de quinoa permitem também adicionar uma cor diferente aos seus cozinhados. Caso não se lembre, é bem provável que a quinoa que já experimentou tenha sido a quinoa branca, a mais comum.

A quinoa vermelha contém um número superior de calorias e hidratos de carbono. Diferencia-se mais pela textura, um pouco mais dura, e contém um sabor mais forte. Este tipo de quinoa tem menos gordura e fibras do que a semente branca.

Existe ainda a quinoa preta, um pouco mais exclusiva, esta semente nasce da fusão das sementes de quinoa com o espinafre. Um pouco mais doce que a quinoa branca, mantém os mesmos valores nutricionais. A cor desta semente permite fazer cozinhados visualmente muito interessantes.

Pode ainda optar por adquirir a quinoa tricolor, que é um conjunto dos três tipos de quinoa.

Quinoa saudável
A quinoa era considerada “o trigo dos incas” e um símbolo religioso e sagrado
Quem deve consumir esta semente?

Esta semente destina-se a todos os que têm interesse em ter uma alimentação saudável e uma dieta equilibrada. A quinoa é saudável e pode ser consumida por todo o tipo de pessoas, desportistas ou sedentários e de todas as idades.

Seja ao pequeno almoço, almoço, lanche, jantar ou até em sobremesas, veja com o Apetitoso as melhores receitas com quinoa:

Salada tropical

Granola de manteiga de amendoim e banana

Panqueca integral de espinafre e queijo

Quinoa no forno – Sem glúten

Quinoa com legumes

Quiche de quinoa

Risoto de quinoa com curgete

Bolo de banana com quinoa

Como em tudo na vida – onde naturalmente se inclui a alimentação – tudo deve ser devidamente doseado e o consumo excessivo deste alimento, como muitos outros, poderá mesmo ser prejudicial ao organismo. Tente sempre integrar esta semente numa alimentação equilibrada e variada.

Experimente com o Apetitoso as receitas com quinoa e diga-nos qual é a sua preferida.

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