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Frutos secos: o que precisa saber

Quando decidir tornar-se um esquilo em formato humano, abre uma porta que jamais irá querer fechar. Bem-vindo ao fantástico mundo dos frutos secos.

Os frutos secos são sempre uma boa opção, quer como um snack rápido, para acompanhar com uma bebida, à mesa, ou até para enfeitar ou adicionar a uma receita. Este alimento é para além de extremamente saboroso, um manjar dos deuses no que à sua capacidade nutritiva diz respeito. Na generalidade são ricos em ácidos gordos ómega 3, várias vitaminas e minerais.

Existem 2 grandes grupos de frutos secos:

Frutos secos desidratados: Onde se incluem frutas como o figo, ameixa, tâmara, passas de uva ou damasco, entre outros.

No caso destes frutos secos, a secagem dos mesmos, através do processo de desidratação, significa perda de água que motiva carência de um conjunto de benefícios, nutrientes e vitaminas. Em alguns casos, pode até permitir uma concentração, por exemplo, de açúcar, aumentando o nível de calorias, podendo oferecer até quatro vezes mais o seu peso em calorias.

Frutos secos oleaginosos: Frutos como vários tipos de nozes, avelãs, pistácio, amêndoa, pinhões e cajus, ricos em vitaminas e minerais, com mais de 60% do seu valor energético em gordura monoinsaturada, considerada saudável.

Estes frutos secos são extremamente benéficos para a saúde, pois contêm um alto teor de minerais como o cálcio, potássio, magnésio, zinco, fósforo e sódio, podendo auxiliar no combate ao colesterol, evitar o envelhecimento precoce e até funcionar como um forte aliado no combate à obesidade, oferecendo proteína, saciando a fome e fornecendo energia.

Cada fruto apresenta naturalmente um conjunto de caraterísticas e benefícios próprios. Estes frutos devem ser adaptados ao estilo de vida de cada um. Uns contêm mais minerais e outros serão mais proteicos, outros são um suplemento interessante de vitaminas e outros são mais fortes em fibras.

Frutos secos benefícios e vantagens
A quantidade ingerida deve ser inferior a cerca de 25 gramas por dia
5 melhores frutos secos para consumir
  • A Noz Macadâmia contem uma gordura monoinsaturada e é das melhores nozes para consumir, sendo uma excelente fonte de proteína, vitamina A, ferro e ácido fólico. É um fruto de excelência para reduzir o nível de colesterol e uma boa fonte de antioxidantes;
  • A Amêndoa contém um valor alto de cálcio, potássio, cobre, ferro e fósforo, sendo rica em vitamina E, benéfica para comer entre o exercício físico ou para dieta, pois permite um aumento significativo de energia;
  • A Noz comum é um fruto seco oleaginoso extremamente nutritivo, oferecendo inúmeros minerais tais como zinco, cobre, potássio, ferro e cálcio. É igualmente uma fonte de proteína e hidratos de carbono. Trata-se de um excelente aliado no combate a doenças cardiovasculares e no equilíbrio do colesterol;
  • O Amendoim é um legume e não um fruto. Contudo, inserindo este legume no segmento de frutas secas, temos um alimento rico em ácido fólico, magnésio e vitamina E e uma excelente fonte de energia e fibra;
  • A Tâmara é um alimento extremamente nutritivo, rico em fibras, fornece proteína, hidratos de carbono, minerais e vitamina C. Importante para prevenir e regular o trânsito intestinal e para quem quer ganhar peso ou que necessita de energia.
Utilize os frutos secos para emagrecer

Os frutos secos oleaginosos contêm bastantes calorias. Contudo, até pela capacidade que oferecem em saciar a fome, podem funcionar muito bem numa dieta regulada e se a escolha dos diversos frutos for seletiva. A amêndoa, por exemplo, pode ser uma boa opção. Experimente petiscar ao longo do dia (no máximo 30 gramas) para saciar a fome.

Outra perspetiva na qual devemos ver os frutos secos é na presença de ácidos gordos, ómega 3, fibras, entre outros minerais e antioxidantes que funcionam muito bem caso a perda de peso seja a sua prioridade.

Frutos secos Prozis

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Cuidados com os frutos secos

Embora os frutos secos sejam, na generalidade, um alimento com mais virtudes do que defeitos, importa salientar que devem ser consumidos com moderação. Podem conter um conjunto elevado de açúcar e ferro, demasiado proteicos e as gorduras que possui podem representar mais de 80% das calorias fornecidas pelos frutos secos.

No caso das crianças com menos de 5 anos, é desaconselhado a ingestão destes alimentos. O motivo é explicado por uma questão de precaução, tendo em conta uma possível obstrução respiratória ou possíveis asfixias.

Dicas para conservar os frutos secos
  • Nunca os armazene quentes, pois reduz o tempo útil do fruto;
  • Coloque-os sempre em caixas ou frascos bem selados, em local escuro e seco. É possível até congelar para mantê-los mais saudáveis;
  • Caso opte por congelar, faça-o em pequenos sacos e retire todo o ar dentro;
  • Agite o recipiente, pelo menos, de 10 em 10 dias;
  • Caso acredite que os seus frutos secos já passaram os seus anos de ouro, não os jogue fora. Experimente colocá-los no forno e deixe torrar um pouco;
  • Guarde-os sempre com a casca e inteiros.
Frutos secos desidratados
Desidrate a fruta em casa criando os seus próprios snacks saudáveis
Como fazer os seus próprios frutos secos desidratados

Os frutos secos oleaginosos podem sempre ser colocados no forno para lhe dar nova vida ou até para que durem mais tempo.

A grande mais valia do que pode fazer em casa, recai mesmo nos frutos secos desidratados. A ideia será retirar toda a água do alimento, no sentido de evitar a deterioração com o tempo. Vamos dizer-lhe como pode fazer verdadeiras delícias, de forma muito simples:

  • Escolha sempre fruta fresca para desidratar;
  • Reserve o forno para fazer a desidratação da fruta escolhida;
  • Escolha a fruta, corte em fatias bem finas, adicione um pouco de canela e coloque-as sobre a grelha;
  • Escolha a temperatura, baixa, com a ventoinha ligada, nunca excedendo os 60 °C e com a porta do forno aberta para que a humidade saia;
  • Outra opção poderá ser deixar a fruta a torrar diretamente sobre o sol. Evite deixar com insetos por perto;
  • Guarde as frutas desidratadas em recipientes próprios e selados.
Experimente as nossas receitas com frutos secos e inspire-se:

Salada tropical

Granola vegan sem glúten

Tapioca com banana e manteiga de amendoim

Bolinhas de aveia com manteiga de amendoim

Granola de manteiga de amendoim e banana

Copinhos de manteiga de amendoim

Pasta de manteiga de amendoim

Bolachas integrais de manteiga de amendoim

Distribua esta fonte natural de fibras, minerais, vitaminas e gorduras saudáveis, que são os frutos secos, sempre de uma forma natural e com uma dieta equilibrada. Devido ao seu alto teor nutritivo e sobretudo calórico, devem ser ingeridos sempre com moderação. Experimente adicionar os frutos secos a saladas, batidos, iogurtes ou bolos, aproveitando o fantástico mundo dos nutrientes naturais.

Experimente com o Apetitoso as receitas com os frutos secos e diga-nos qual é o seu preferido.

 

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