no image

Diferença entre natas e creme de leite

De certeza que já se deparou com uma receita que adorou e apeteceu experimentar, mas quando foi ver os ingredientes, pedia creme de leite e instalou-se o terror!

Não tema! Creme de leite é, na generalidade, a descrição brasileira para o que em Portugal se chama de natas.

O que são as natas?

As natas são um tipo de produto lácteo, também descrito como a gordura do leite, utilizado na culinária e na confeitaria. Pode utilizar as natas para fazer um creme doce para adicionar à fruta, fazer chantilly, utilizar na culinária, no bacalhau com natas, strogonoff de frango, entre outros pratos, tradicionais ou mais avançados.

As natas são exatamente a mesma coisa que o creme de leite?

Convém salientar que a bom rigor, não se trata exatamente da mesma coisa. Contudo, devido à similaridade entre os dois produtos, é possível fazer essa substituição sem que a receita fique fragilizada.

Embora o nome final seja diferente, o processo para a criação das natas e do creme de leite são idênticos. É nada mais do que o método de desnatação do leite através do processo da centrifugação.

Porque o Creme de leite é equivalente às natas em Portugal?

Ambos os ingredientes são pasteurizados com valores a rondar os 35% de gordura. Devido à sua maturação, que pode ser diferente nos dois países, o sabor pode ser ligeiramente diferente, contudo a textura e a cor serão muito semelhantes.

Se tiver em conta o creme de leite de caixinha brasileiro, o mais semelhante que pode adquirir em Portugal é a nata culinária, escolhendo uma percentagem de gordura a rondar os 20%.

É tudo uma questão da gordura que pretende adicionar ao seu cozinhado. Por norma, o creme de leite no Brasil pode variar entre 20% a 49,9% de gordura. Para os produtos com uma percentagem de gordura mais reduzida, a confeção de chantilly ou cozinhados que necessitam de fervura torna-se mais difícil e poderá não obter o melhor resultado.

Natas e creme de leite
A percentagem de gordura da nata ou do creme de leite influência a cor do produto batido.
Qual é a opção mais saudável?

Deve sempre optar pelas natas ou pelo creme de leite que mais se adaptar ao tipo de culinária que pretende realizar.

Uma opção a ter em conta quando necessita destes produtos para os seus cozinhados é a utilização de natas frescas ou creme de leite fresco.

As natas frescas em Portugal ou o creme de leite pasteurizado no Brasil, serão as escolhas mais saudáveis. Tal deve-se sobretudo à utilização de fermentos lácteos, à sua composição com constituintes simples e pela não utilização da carragenina, preservantes e aditivos, presentes nas natas e creme de leite tradicional. Contudo, este produto deve ser conservado em local fresco e é perecível, tendo uma duração nunca superior a 15 dias, lacrado, e 2 ou 3 dias, depois de aberto.

Que opção escolher para os diferentes cozinhados?

Por certo que já se questionou quando deve utilizar natas culinárias ou natas para bater. A escolha é na verdade bem simples. As natas culinárias, por terem uma percentagem de gordura mais baixa (inferior a 20% de gordura), são ideais para molhos e tempero. Não servem, por exemplo, para ferver, fazer chantilly ou bolos que na sua confeção usem altas temperaturas, devendo para esse propósito utilizar as natas para bater UHT.

Agora que já sabe que creme de leite no Brasil é praticamente o mesmo que as natas em Portugal, que tal dar uma vista de olhos nas nossas receitas com natas do Apetitoso? Aproveite para nos dizer qual é a sua preferida.

Publicidade

Publicidade

Receitas Destacadas
no imageplay

Criado por:

heart

no imageplay

Criado por:

heart

no imageplay

Criado por:

heart

no imageplay

Criado por:

heart

Publicidade

Categorias de receitas

apetitoso-logo

© Copyright 2019 - Apetitoso.pt / Webedia 2019 - Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução sem autorização.

Media

Publicidade

Comunidade

Conteúdo

Entretenimento

Tecnologia

Programmatic

Storytelling

Video

Dados

apetitoso
tudogostoso
minhavida
versus
purepeople
ign
adorocinema
hypeness
reverb