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10 benefícios da Spirulina

Imagine que existia um alimento que tinha tudo o que precisava para garantir a sua sobrevivência. Agora deixe de imaginar, pois esse produto existe, chama-se spirulina!

Com a spirulina segue-se a velha máxima, primeiro estranha-se e depois entranha-se. Este alimento, que é também um suplemento, apresenta-se como um pó verde, com um cheiro intenso, que não está ao alcance da maioria dos olfatos. Tem um gosto igualmente estranho e oferece aos alimentos em que se adiciona uma consistência, digamos, diferente. Sem ser esteticamente fantástico, é através das suas propriedades medicinais, que promovem o bem-estar, que encanta e nos deixa completamente rendidos.

O que é a Spirulina?

A spirulina é na verdade uma bactéria! No entanto não se assuste, pois não é uma bactéria má. Muito pelo contrário, está presente para proteger a nossa saúde. Trata-se de um micro-organismo, que pode até parecer uma alga, pois ocupa grandes zonas por cima da água, aproveitando o sol para realizar a fotossíntese.

Este micro-organismo é uma das fontes naturais mais rica em proteína, vitaminas e sais minerais, que conhecemos. Contém todos os aminoácidos essenciais, sendo muito completo em propriedades medicinais, promovendo de forma única o bem-estar do corpo e da mente.

A concentração dos muitos nutrientes presentes, faz da spirulina um suplemento muito interessante para dietas vegetarianas e vegan, pois contém um alto valor biológico e proteico. Funciona como fonte de pigmentos e ácidos graxos, podendo conter mais de 65% do seu peso em proteína. É também extremamente rica em hidratos de carbono, lípidos e inúmeras vitaminas.

A vitamina b12, em particular, ajuda ao funcionamento do cérebro. Esta vitamina está normalmente presente em alimentos proteicos de origem animal, sendo que para quem os evita, adicionar a spirulina à sua dieta, pode ser uma necessidade. As vitaminas do complexo B, promovem o funcionamento do sistema nervoso e a vitamina E protege as células cerebrais.

Spirulina em pó
A Spirulina está presente na alimentação dos astronautas da NASA
A que sabe a spirulina?

O sabor não é de fácil análise. Como o palato é subjetivo, podemos dizer que será um misto de vegetais verdes, um pouco de brócolos, espinafre e couve, mas também com um ligeiro sabor a mar.

Benefícios da spirulina
  1. Extremamente eficaz no desenvolvimento cerebral;
  2. Criação de um sistema imunológico com mais defesas;
  3. Funciona como um suplemento vitamínico antialérgico e de absorção fácil e rápida;
  4. Aumenta a energia e o desempenho desportivo e diminui o cansaço;
  5. Oferece um conjunto de sais minerais imprescindíveis ao organismo (como potássio, cálcio, crómio, cobre, ferro, magnésio, fósforo, selénio e zinco);
  6. Funciona como uma defesa contra a anemia;
  7. Rica em aminoácidos, é um suplemento de proteína imprescindível;
  8. Efeito desintoxicante no corpo;
  9. Contém uma ação antioxidante que neutraliza a ação dos radicais livres, melhorando a pele e impedindo o envelhecimento precoce;
  10. Forte em ácidos gordos essenciais, reduz o colesterol LDL (conhecido como o colesterol mau).

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É possível usar a spirulina para emagrecer?

É possível fazer essa afirmação uma vez que este micro-organismo promove uma sensação de saciedade, inibindo assim o apetite de se manifestar com tanta frequência. A sua ação desintoxicante purifica o organismo, limpando o intestino, e aumenta o metabolismo, reduzindo assim a retenção de líquidos.

Ainda, a spirulina fornece força e energia extra ao organismo, de uma fonte completamente natural. Essa energia extra, pode ser canalizada para a atividade física e consequentemente para a perda de peso, promovendo o bem-estar e uma vida ativa. Nas suas propriedades estão também a capacidade de rejuvenescimento sem paralelo.

Como introduzir a spirulina na alimentação?

A inserção deste micro-organismo na sua alimentação poderá ser feita através da spirulina em pó. Pode ainda experimentar ingredientes que já fazem a inserção da spirulina na sua composição, tais como massas, barras de cereais, lasanhas, entre outros. É aconselhável a ingestão de 1 ou 2 colheres de spirulina em pó, por dia.

Veja com o apetitoso as melhores receitas com spirulina:

Humos com spirulina

Batido saudável de spirulina

Bolo de spirulina

Pão de spirulina

A spirulina tem sido avançada como uma potencial solução para alguns dos problemas presentes em povoações malnutridas. Tem um potencial imenso e pode mesmo ser um forte aliado no combate à fome no mundo.

Consuma este alimento sempre com moderação e em caso de dúvida, consulte um nutricionista. Adicione este suplemento na sua alimentação sempre que achar necessário, através de uma alimentação equilibrada e uma dieta variada.

Experimente com o Apetitoso as receitas com spirulina e diga-nos qual é a sua preferida.

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