no image

ÓLEO DE COCO: VEJA OS BENEFÍCIOS

Já utilizou óleo de coco na sua alimentação? Perceba os benefícios do uso deste produto no seu dia-a-dia e descubra as melhores formas de o aproveitar.

O que é o óleo de coco e para que serve?

Este óleo vegetal é muito versátil para introduzir na sua alimentação e até para utilizar no dia-a-dia, em diversas áreas e com várias formas de aplicar. O melhor óleo para utilizar na culinária é o não-refinado, orgânico, extraído diretamente do coco, o que faz dele um produto puro.

Este óleo é rico em TCM, que são triglicerídeos de cadeia média, sendo uma classe especial de gordura, que tem como característica principal a rapidez e facilidade de absorção e transformação em energia.

O tipo de gordura saturada presente, preserva a sua condição, mesmo quando é exposto a altas temperaturas, e com um consumo moderado, não se torna prejudicial para a saúde.

Óleo de coco orgânico
A quantidade de óleo de coco que deverá consumir é de 2 colheres de sopa por dia.
Afinal o óleo de coco é seu amigo ou inimigo?

Tem existido alguma discussão e desinformação sobre a utilização deste óleo na alimentação e os seus benefícios para o organismo. Importa salientar que não existem evidências absolutas de que o óleo de coco possa ser de alguma forma prejudicial ao organismo. Na verdade, o que existe é um conjunto de dados que demonstram algumas vantagens, não apenas para a sua alimentação, como também para o seu dia-a-dia.

Toda a noção de que este óleo seria prejudicial ao organismo, assenta no facto de conter mais de 85% de gordura saturada. Contudo, existe na verdade uma diferença concreta no processo de construção das gorduras saturadas, que, no caso do óleo de coco, é consequência de um processo natural e orgânico.

Por norma, algumas das gorduras saturadas, são derivadas de manipulação artificial, através do processo de hidrogenação. As gorduras não saturadas podem tornar-se saturadas através dessa mesma manipulação artificial, denominando-se de gorduras trans e devem ser evitadas a todo custo. A gordura saturada, na generalidade, pode aumentar o colesterol LDL, o chamado de colesterol mau.

Na oposição natural das coisas, existindo colesterol “mau”, terá de existir colesterol “bom”?

Sim. E é exatamente sobre o colesterol bom que incide grande parte dos benefícios do óleo de coco. O colesterol “bom” conhecido como HDL, impede que o colesterol “mau”, o LDL seja retido nas artérias, reduzindo o risco de enfarte ou acidente vascular cerebral (AVC).

Ainda, quando falamos da alimentação, cerca de 25% do colesterol produzido chega ao nosso organismo através alimentos que consumimos. Assim, é cada vez mais importante encontrar formas para diminuir o colesterol “mau”.

Mas afinal o óleo de coco é melhor do que as restantes gorduras?

Em vários estudos recentes, como é o caso de um teste conduzido pela BBC em parceria com a Universidade de Cambridge, foram colocados 3 grupos de trabalho com 3 tipos de gorduras diferentes, a manteiga, o azeite e o óleo derivado do coco.

O que acontece com o óleo de coco é que não se verificaram alterações no nível de LDL (colesterol mau) e existiu um aumento significativo de HDL, (colesterol bom) de mais de 15%. Perante este estudo, evidenciou-se que as pessoas que consumiam este óleo, reduziram mais o risco de doenças do coração ou AVC do que as restantes que ingeriram manteiga e até o azeite.

O consumo deve ser equilibrado e embora os estudos devam continuar, não existe nenhum indício que posso ser prejudicial, muito pelo contrário.

Óleo de coco orgânico

Sabia que pode utilizar o cupão APETITOSO com a Prozis e receber fantásticos descontos? Aproveite para conhecer a gama orgânica da prozis, em compras superiores a 50€, receba uma oferta de óleo de coco 100% orgânico.
Quais são os principais benefícios e onde pode ser utilizado?

Este óleo é utilizado com várias utilidades, desde a alimentação, dieta e até como um tratamento eficaz para a saúde e beleza:

  •  Ajuda a hidratar o seu cabelo e torná-lo mais saudável e forte;
  • Atua como um antifúngico natural, com potencialidade de hidratar a pele, funciona como exfoliante natural, alivia irritações e ajuda a recuperar pequenas imperfeições e manchas;
  • Útil na remoção da maquilhagem;
  • Funciona como um eficaz desinfetante oral;
  • Ajuda na recuperação de queimaduras solares;
  • Possibilita sentir-se saciado, reduzindo o apetite e ajudando assim no processo de dieta;
  • A ingestão diária deste tipo de óleo estimula a absorção de cálcio e magnésio;
  • Regula a flora intestinal.
Óleo de coco orgânico
O óleo de coco orgânico possui maior qualidade e respeita o meio ambiente, valorizando a produção sustentável.
Que tipo de alimentação é mais adequada?

O óleo de coco orgânico é adequado para cozinhados rápidos, nomeadamente frituras. Este óleo não perde as suas características nutricionais e não tem gorduras trans, que estão presentes em alguns óleos de origem vegetal.

Pode ser utilizado na pastelaria e padaria, pode substituir óleos para fritar, como a manteiga, ou até para quem segue um padrão de alimentação vegan, substituindo os ovos.

Oferece uma boa quantidade de energia imediata e não se acumula em forma de gordura corporal. Utilizar este óleo nas suas refeições pode dar-lhe aquele aumento de energia que procurava. Experimente adicionar uma colher de óleo de coco aos seus refugados, aos bolos que prepara, à granola, panqueca, waffle ou até ao seu café, logo pela manhã.

Experimente já as receitas saudáveis com óleo de coco que reservámos só para si:

Pipoca caseira saudável

Panquecas sem glúten com farinha de aveia

Gelado de chocolate com banana e óleo de coco

Salmão com óleo de coco e laranja

Óleo de coco

Batido energético com óleo de coco

Conhece outra receita interessante? Partilhe connosco a sua receita e não esqueça, tal como qualquer outra gordura, utilize este óleo com moderação.

Experimente com o Apetitoso estas receitas com óleo de coco e diga-nos qual prefere.

Publicidade

Publicidade

Receitas Destacadas
no imageplay

Criado por:

heart

no imageplay

Criado por:

heart

no imageplay

Criado por:

heart

no imageplay

Criado por:

heart

Publicidade

Categorias de receitas

apetitoso-logo

© Copyright 2019 - Apetitoso.pt / Webedia 2019 - Todos os direitos reservados - Proibida a reprodução sem autorização.

webmedia logo

webedia.pt

webedia-group.com

Media

Publicidade

Comunidade

Conteúdo

Entretenimento

Tecnologia

Programmatic

Storytelling

Video

Dados

apetitoso
tudogostoso
minhavida
versus
purepeople
ign
adorocinema
hypeness
reverb