Publicidade

BlogAlimentação Saudável

Categorias de conteúdo

Top 10 alimentos que ajudam a fortalecer o sistema imunitário

É muito importante que o nosso sistema imunitário esteja bem protegido nesta altura. É desta forma que o nosso organismo se consegue defender de invasores como: vírus, fungos e bactérias, que por sua vez podem originar doenças.


Para a nosso sistema imunitário estar em forma é necessário que a nossa alimentação seja rica em nutrientes e vitaminas. As frutas e os legumes têm o papel principal nesta função e é muito importante que estes sejam consumidos diariamente.

O Apetitoso mostra-lhe alguns dos alimentos que que fortalecem o sistema imunitário e ainda receitas que incluem mais do que dois destes alimentos:

Alho e cebola

São dos alimentos mais usados na cozinha portuguesa, especialmente no famoso refogado. O alho ajuda no combate a vírus e bactérias do nosso corpo, rico em vitaminas A e C. A cebola é anti-inflamatória rica em substâncias que reduzem a probabilidade de apanhar infeções.


Laranja

Rica em vitamina C a laranja, assim como outros citrinos, é antioxidante e reduz o risco do nosso corpo apanhar vírus e bactérias. Deve ingeri-los frequentemente.


Brócolos

Cheio de vitaminas como A, C, e E. Esta verdura tem um poder antioxidante e é das mais completas. Pode comer os brócolos crus ou cozinhados.


Pimentos

Também ricos em vitamina C e muito versáteis. Pode adicioná-los em qualquer refogado que dá um toque pessoal à sua receita.


Frutos secos (nozes, amêndoas, pinhões, etc..)

São ricos em vitaminas e minerais. Pode comê-los ao lanche ou até adicioná-los ao seu iogurte ou cereais, ficam ótimos.


Espinafres

É um superalimento, rico em ferro, cálcio, magnésio e potássio. É uma fonte de energia. Não é por caso que o Popeye ficava invencível quando os comia. Fica ótimo simplesmente refogado com alho e azeite.


Ervilha

Ajuda no combate a gripes e constipações. É rica em zinco e dá força ao nosso sistema imunitário.


Iogurte

Iogurte natural também é ótimo para recompor a nossa flora intestinal e isso contribui para o aumento da nossa imunidade.


Tomate

Rico em vitamina C, o tomate ajuda a combater as doenças cardíacas e deixa o corpo menos propício a infeções e baixa de imunidade. É um ingrediente muito versátil, podemos utilizá-lo em imensas receitas: molhos, saladas, refogados, etc...