Como fazer caramelo em casa

São muitas as receitas que utilizam caramelo: pudim, crème brulèe, pipocas… Mas geralmente utilizamos caramelo já feito que nunca tem o mesmo sabor que o caseiro. E o cheirinho a rebuçado que fica pela casa? Acreditem que vale a pena fazer em casa, ainda por cima é muito rápido e só precisam de usar açúcar e água. 




A única dificuldade de fazer caramelo em casa reside somente no tempo que deve estar ao lume. É importante não o deixar passar do ponto e para isso tens que ter bastante atenção. O lume baixo é o segredo nesta receita. Se preferes ser mais preciso utiliza um termómetro para teres a certeza que fica no ponto certo, não deve ultrapassar os 175ºC. 


O açúcar transforma-se em caramelo quando chega ao seu ponto máximo de aquecimento. A ideia é ficar com um caramelo de cor castanha, quanto mais escuro menos doce.


Vamos ao que importa:


Junta numa panela 250 g de açúcar e 0,5 dl de água.


Não mexas. Num minuto terás uma calda de açúcar, ainda transparente, o chamado “ponto pérola”. Este nome porque se tirares um pouco com uma colher e deixares escorregar vai-se formar uma pérola no fim do fio.




O açúcar vai começar a ganhar cor, mais uma vez não mexas. 


Tem cuidado para não queimares o caramelo. Se começar a sair um fumo com um cheiro a queimado, retira do lume imediatamente. O caramelo deve ter uma cor castanha, nem muito escura, nem muito brilhante. 


Agora que tens esta receita usa-a em recheios, coberturas, em pudins… E depois partilha connosco no nosso Instagram e Facebook!




Qual é a receita que mais gostas com caramelo?