Publicidade

BlogBem-estar

Categorias de conteúdo

De volta ao trabalho: criar hábitos diários de prevenção

A pandemia que se espalhou pelo mundo inteiro em poucos meses mudou a vida de quase toda a gente. É complicado saber como agir com esta nova forma de viver porque, sim, isto é uma nova forma de viver, uma nova realidade. O vírus veio para ficar e até ser encontrada uma cura ou um tratamento, o mundo não pode parar e tem de retornar gradualmente à sua atividade normal. 

Voltar ao trabalho é um tema delicado depois destes quase dois meses de quarentena, em que muitas pessoas realmente ficaram em casa e de certa forma, mais protegidas. É difícil voltar à rotina anterior com estas novas condições, mas por outro lado, para muitos será um alívio voltar a trabalhar, voltar a sair de casa e ocupar novamente o dia a dia.


O governo preparou a reabertura condicionada de várias atividades ao longo do mês de maio e junho. Mas é importante não pensar que, a partir de agora, tudo vai voltar ao normal, porque não vai. A realidade que conhecíamos e a que estávamos habituados não voltará tão cedo e nesta nova forma de viver têm de ser incutidos hábitos e rotinas diferentes, mais cuidadosos.

Muitos destes hábitos já são do conhecimento de todos, mas é sempre bom relembrar e começar a inseri-los obrigatoriamente no quotidiano:

Quando sair de casa use sempre roupa de manga comprida, pois, quanto menos expuser o seu corpo, melhor. Apanhe o cabelo, não use acessórios (brincos, pulseiras, anéis) e tenha sempre consigo lenços descartáveis e desinfetante em gel.

Lave as mãos várias vezes ao dia: antes de sair de casa, quando chega ao trabalho, durante o dia de trabalho, quando sai do trabalho e de novo quando chega a casa. 


Para uma correta lavagem das mãos, deve: molhar e aplicar sabão, depois fechar a torneira e massajar as mãos de forma a que o sabão envolva toda a superfície das mãos. Faça movimentos circulares e não se esqueça de passar o sabão entre os dedos. Este processo deve demorar 20 segundos. Em seguida, volte a passar as mãos por água para retirar o sabão.

Usar lenços de papel descartáveis para tocar em qualquer superfície do exterior: para abrir a porta, o elevador, a porta do carro, etc… De seguida, deite o lenço fora imediatamente.

Na rua, deve manter a distância de segurança de todas as pessoas: 1 metro, se possível 2. Isto durante o percurso e no próprio local de trabalho. Serve também para todos os sítios públicos onde tenha de ir: supermercados, farmácias, filas, etc…

É obrigatório usar máscara nos transportes públicos, serviços públicos, comércio e restauração. Mas use-a também sempre que estiver em espaços com várias pessoas, na rua ou espaços fechados e também no local de trabalho.


Luvas: o uso de luvas de forma incorreta pode funcionar como forma de transmissão do vírus porque quem usa luvas o dia todo acaba por tocar em todo lado com elas e por não desinfetar as mãos regularmente. Por isso, o aconselhado pela Direção-Geral da Saúde é a higienização constante das mãos.

Os cumprimentos terminaram: nada de beijos, abraços, ou apertos de mão. 

É importante relembrar que não deve levar as mãos à cara, especialmente boca, olhos e nariz. Tenha consigo um desinfetante em gel e passe-o pelas mãos regularmente quando estiver fora de casa. Espirre para o braço e, sempre que utilizar um lenço de papel, deite-o logo fora.

Utilize o seu veículo próprio sozinho ou partilhe apenas se estritamente necessário.


Não levar o perigo para casa:

Quando chegar a casa, deixe à porta os sapatos e coloque a roupa para lavar (a 60ºc). Deixe tudo o que trouxer da rua à porta e não volte a mexer até ao dia seguinte: casaco, chaves do carro, mala, etc… De seguida, é importante lavar as mãos ou tomar um banho e vestir uma roupa de andar por casa.


Continue a reduzir as saídas de casa; saia apenas para o estritamente necessário (trabalho, compras, etc..).

Se tiver animais de estimação, limpe as suas patas quando chegam a casa, depois do passeio.

Publicidade

Conteúdo Relacionados



Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade