Publicidade

BlogBem-estar

Categorias de conteúdo

COVID-19: Cuidados a ter quando recebe compras ou refeições em casa

Numa altura em que muitos restaurantes estão fechados e apenas a funcionar com take away ou delivery, é inevitável o aumento de pedidos. De certa forma, acaba por ser uma boa maneira de os restaurantes continuarem a faturar e os clientes continuarem a poder usufruir dos seus pratos preferidos. Muitos restaurantes foram “obrigados” a aderir a estas modalidades, mesmo que não as tivessem disponíveis anteriormente para se adaptarem a esta nova realidade.

As compras online também cresceram exponencialmente. Evitar a ida a supermercados, nesta altura de confinamento, é uma opção de grande parte dos portugueses, que se reflete obviamente no aumento dos tempos de entrega.

Leia o nosso artigo COMPRAS ONLINE: onde fazer e como diminuir o tempo de espera das entregas.


Mas que cuidados deve ter quando recebe compras ou refeições em casa?

A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos, já constatou que não existem provas de que a contaminação possa acontecer diretamente pelos alimentos, mas sim pelas suas embalagens. 

Sabemos que o novo coronavírus pode persistir por várias horas ou dias dependendo da superfície, temperatura, material ou ambiente em que se encontra, e que é eliminado quando desinfetado com álcool, sabão, lixívia ou detergentes. No entanto, o risco de transmissão do vírus por estas superfícies é significativamente menor, já que o COVID-19 multiplica-se apenas quando encontra um hospedeiro humano. 

Assim, quando encomenda compras ou refeições, o maior perigo está no ato da entrega ou pagamento: é aí que deve ter cuidados redobrados.

Pagar online é a melhor opção para não ter qualquer tipo de contacto com o estafeta ou com o terminal de multibanco. No entanto se não houver essa possibilidade, opte pelo pagamento por MBWAY ou contactless (encostar o cartão e marcar o código apenas para compras superiores a 20€), que são duas escolhas que evitam o contacto com a pessoa ou o terminal. Se utilizar o método de pagamento tradicional, evite o uso de dinheiro e depois de pagar por multibanco, através da marcação do código, desinfete de imediato as mãos. Não se esqueça de utilizar máscara.

Quando entra em casa

Quando chega a casa com a refeição, comece por lavar bem as mãos. De seguida, deve retirar a comida de todas as embalagens e deitá-las fora. Coloque a refeição em pratos e, em seguida lave bem as mãos novamente.

Os utensílios que sejam fornecidos pelo restaurante devem ser todos higienizados ou descartados.

O cuidado deve ser redobrado nos alimentos crus. Nos cozidos, qualquer vestígio do vírus é eliminado quando este é exposto a temperaturas superiores a 70ºC.

Quando chega a sua encomenda de compras, é importante prestar atenção a todas as embalagens. O ideal será desinfetá-las de imediato.

Note que o Serviço Nacional de Saúde informa que não é habitual o contágio por via de plásticos ou embalagens, já que o vírus tem uma capacidade reduzida de sobrevivência nestas superfícies, mas todo o cuidado é pouco.


Como limpar?

Para limpar as embalagens que acabam de chegar a sua casa, comece por lavar bem as mãos. Depois prepare uma solução com água e umas gotas de lixivia e utilize-a passando um pano nas embalagens. É importante continuar a lavar as mãos frequentemente durante o processo de limpeza e arrumação das suas compras. Pode também fazer a limpeza com um pano borrifado diretamente com álcool.


Publicidade

Conteúdo Relacionados



Publicidade


Publicidade

Publicidade

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade