Publicidade

BlogTruques e Dicas

Categorias de conteúdo

Como fazer pão caseiro delicioso e crocante

Há alguma coisa melhor que tomar o pequeno-almoço com pão quentinho e acabadinho de fazer? Passar a manteiga numa fatia bem quente, e vê-la derreter em segundos? É simplesmente delicioso e se for pão caseiro então, melhor ainda.

Mas na verdade, não é fácil fazer pão realmente fofo como o que compramos nas padarias. Todos já experimentamos fazer pão, e nem sempre sai bem. Mas porquê? Porque normalmente, as receitas de pão explicam os passos de confeção, mas não explicam alguns truques que são cruciais para o pão ficar espetacular. 


Aprenda estas dicas para fazer o seu próprio pão fresco e fofo: 

Quando segue uma receita, é importante seguir as quantidades à risca, muitas vezes caímos no erro de acrescentar mais farinha ou mais água, ou dar um toque ao nosso gosto e isso pode ser o suficiente para que o pão não fique com a consistência desejada. 

O sal não deve ser misturado com o fermento. 

Já deve ter reparado que em várias receitas é pedido para colocar o fermento de um lado e o sal do outro. Faça sempre isso, pois o sal pode alterar as propriedades do fermento e se forem misturados é provável que não consiga o resultado que deseja. 

Amassar é muito importante para que a massa fique bem fofa.  

Estique, enrole e volte a formar uma bola. Repita este processo durante 10 minutos pelo menos. Se a massa estiver muito pegajosa pode adicionar um pouco de farinha, mas não abuse. Junte farinha apenas até a massa ficar mais maleável, se adicionar farinha a mais, vai alterar a receita, o que vai fazer com que o pão fique mais pesado. 


O fermento tem de ser de padeiro (fresco ou seco).

Não utilize fermento para bolos. Este é o ingrediente chave para um pão perfeito. O fermento seco acaba por ser mais prático, pode tê-lo sempre em casa e vem em saquetas com um prazo de validade longo. A outra opção é fermento fresco, que deve ser diluído em água morna antes de adicionado à receita. 

O fermento fresco é 3 vezes mais fraco que o seco, logo, sempre que vê nas receitas por exemplo: 5g de fermento seco, pode substituir por 15g de fermento fresco, e vice-versa. Pode utilizar o fermento que quiser em qualquer receita. 


Levedar o pão também é muito importante. 

O pão tem de crescer. A massa deve ficar a descansar num local morno, sem correntes de ar e deve ser tapada com um pano. Cada vez que amassa o pão deve deixá-lo a levedar mais um pouco. Pode repetir este processo 2 a 3 vezes para um pão mais fofo. 


O forno deve estar bem quente quando colocar o pão. 

O forno demora cerca de 20/30 minutos a aquecer e atingir a temperatura pretendia. Por isso, quando colocar o pão certifique-se de que este está já bem quente. 

Use apenas a resistência da parte de baixo (mantenha a parte e cima desligada) para não queimar o pão por cima. Mas tenha em conta que todos os fornos são diferentes, assim como os diferentes pães também reagem de forma diferente às temperaturas. Por isso, tente respeitar o tempo e temperatura da receita, mas sempre com vigilância, pois pode ficar pronto antes ou depois.